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Crianças em seguimento ambulatorial: perspectivas do atendimento evidenciadas por entrevista com fantoche

Niños en seguimiento ambulatorio: perspectivas de la atención evidenciadas por entrevista con títere

Resumo

OBJETIVO

Analisar a perspectiva da criança sobre a própria condição de saúde, suas experiências relacionadas ao atendimento ambulatorial hospitalar e ao uso de fantoches como estratégia lúdica para a coleta de dados.

MÉTODO

Estudo qualitativo, incluiu 16 crianças diagnosticadas com doenças crônicas, recrutadas em um ambulatório pediátrico do interior paulista. Os dados foram coletados em outubro de 2016 mediante entrevista semiestruturada e utilizou-se o fantoche como recurso facilitador na comunicação. As entrevistas foram analisadas por meio da análise temática indutiva.

RESULTADOS

Foram construídos quatro temas: “criança em seguimento ambulatorial: o que elas sabem?”; “emoções que perpassam o seguimento ambulatorial”; “o ambulatório dos meus sonhos”; e “a utilização dos fantoches e o universo lúdico da entrevista”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível identificar o motivo e os principais sentimentos vivenciados durante o atendimento ambulatorial, assim como as preferências das crianças acerca dos aspectos físicos e estruturais do ambulatório.

Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica; Assistência ambulatorial; Doença crônica; Criança; Jogos e brinquedos

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