Acessibilidade / Reportar erro

Percepção da equipe multidisciplinar sobre a estrutura dos serviços de saúde mental: estudo fenomenológico

Percepción del equipo multidisciplinario sobre la estructura de los servicios de salud mental: estudio fenomenológico

Resumo

OBJETIVO

Compreender a percepção da equipe multidisciplinar em relação à estrutura organizacional dos serviços de saúde mental no município de Cascavel-Paraná.

MÉTODOS

Trata-se de estudo exploratório, descritivo, qualitativo com a abordagem da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada com profissionais dos referidos serviços, entre os meses de maio a julho de 2016 e analisadas a partir dos pressupostos da fenomenologia social.

RESULTADOS

A partir da análise foram identificadas as seguintes categorias: a estrutura organizacional da rede de atenção à saúde mental; ações de cuidado no contexto da estrutura organizacional dos serviços de saúde mental e; expectativas em relação à rede de atenção à saúde mental.

CONCLUSÕES

A equipe multidisciplinar tem conhecimento sobre o formato estrutural e organizacional dos serviços de saúde mental e, tem expectativas de melhorias em relação ao futuro da atenção à saúde mental no município.

Palavras-chave:
Saúde mental; Serviços de saúde mental; Assistência em saúde mental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br