Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos e práticas para a prevenção do pé diabético

Conocimientos y prácticas para la prevención del pie diabético

Resumo

OBJETIVO

Descrever os problemas e as práticas realizadas para a prevenção do pé diabético.

MÉTODOS

Estudo descritivo, transversal com amostragem aleatória estratificada, em 304 pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Os dados foram coletados com o uso de um instrumento delineado pelas pesquisadoras que avalia aspectos sociodemográficos e o nível de conhecimentos e práticas dos participantes no cuidado dos pés para a prevenção do pé diabético.

RESULTADOS

A avaliação dos cuidados na prevenção do pé diabético mostra conhecimentos de níveis baixo e médio, enquanto as práticas foram medianamente adequadas.

CONCLUSÕES

Os resultados dos conhecimentos e práticas orientadas para a prevenção do pé diabético não pouco animadores, e frente a este panorama são relevantes os programas de atenção primária, onde de utilize uma educação efetiva da parte de enfermeiros, como mecanismo para modificar os comportamentos de pessoas com Diabetes Mellitus.

Palavras-chave:
Autocuidado; Pé diabético; Conhecimento; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br