Acessibilidade / Reportar erro

A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem

La formación continua en el desarrollo de competencias del profesor de enfermería

Resumo

OBJETIVO

Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento de competências do professor.

MÉTODO

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores de carreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior em Portugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dos grupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este processo foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância, que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.

RESULTADOS

Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendo dois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento de competências.

CONCLUSÕES

Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua é determinante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem e conhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.

Palavras-chave:
Formação continuada; Educação em enfermagem; Professor; Competências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br