SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagemPredição de risco e acurácia diagnóstica em pacientes internados com insuficiência cardíaca descompensada: estudo de coorte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SILVA, Marcelo Henrique da et al. Experiência de pessoas adultas e idosas frente à adesão aos cuidados com a úlcera varicosa. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2019, vol.40, e20180024.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 0102-6933.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180024.

OBJETIVO

Compreender a experiência de pessoas adultas e idosas frente à adesão aos cuidados com a úlcera varicosa.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa fundamentada em pressupostos da Fenomenologia Social de Alfred Schütz, com 12 pessoas adultas e idosas, em tratamento de úlcera varicosa em Serviço Especializado, em Minas Gerais. Os depoimentos foram obtidos de outubro a novembro de 2015 e analisados, categorizados e discutidos a partir do referencial teórico-filosófico adotado e literatura temática.

RESULTADOS

Dos depoimentos emergiram as categorias temáticas: “Crenças, atividades pessoais e sociais dificultando a adesão ao cuidado”; “Ser protagonista na relação de cuidado com a úlcera varicosa” e “Motivação para aderir ao cuidado”.

CONCLUSÕES

A relação intersubjetiva estabelecida entre as pessoas com úlcera varicosa e os profissionais de saúde emergiu como força potencializadora da adesão ao cuidado. Valorizar a relação de reciprocidade de perspectivas entre estes atores sociais pode promover maior adesão ao cuidado com a úlcera varicosa.

Palavras-chave : Úlcera varicosa; Cuidados de enfermagem; Relações interpessoais; Enfermagem; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )