Acessibilidade / Reportar erro

Responsabilidade filial: quais as atitudes dos filhos sobre a institucionalização dos pais idosos?

Responsabilidad filial: ¿cuáles son las actitudes de los hijos sobre la institucionalización de los padres mayores?

Resumo

OBJETIVO

Analisar as atitudes de responsabilidade filial sobre a institucionalização dos pais idosos.

MÉTODOS

Estudo qualitativo com amostra intencional de 100 filhos cuidadores de idosos de duas Unidades de Saúde de Porto Alegre/RS. As informações foram coletadas em 2014, por meio de entrevista semiestruturada. A análise baseou-se na análise temática. Foi utilizado o software NVIVO® versão 10.

RESULTADOS

Elaboraram-se duas categorias de acordo com as questões do protocolo: possibilidade de institucionalização dos pais idosos e expectativa de cuidado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A maioria dos filhos cuidadores não considerou a institucionalização dos pais idosos, por julgarem ser um dever deles o cuidado aos pais, e considerarem a institucionalização como abandono. A maioria dos filhos cuidadores possuía expectativa de ser cuidada pelos filhos e percebeu a institucionalização como forma de receber este cuidado. Os resultados do estudo contribuem para o fortalecimento da rede formal e informal ao idoso e seu filho cuidador.

Palavras-chave:
Cuidadores; Institucionalização; Atitude; Idoso

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br