SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicasTransição de cuidados para o domicílio na perspectiva de pais de filhos com leucemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

LIVRAMENTO, Débora do Vale Pereira do et al. Percepções de gestantes acerca do cuidado pré-natal na atenção primária à saúde. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2019, vol.40, e20180211.  Epub 06-Jun-2019. ISSN 0102-6933.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180211.

OBJETIVO

Compreender as percepções das gestantes acerca do cuidado recebido durante o pré-natal, no âmbito da atenção primária à saúde.

MÉTODO

Estudo qualitativo, baseado na Grounded Theory. A coleta de dados foi realizada de agosto a dezembro de 2016, através de entrevista semiestruturada com 12 gestantes que realizaram acompanhamento pré-natal na atenção primária do município de Florianópolis/SC/Brasil. A coleta e análise dos dados foram realizadas concomitantemente. Na análise de dados utilizou-se a codificação aberta e axial.

RESULTADOS

Foram elaboradas três categorias, sendo elas: O cuidado antes e durante a gestação. Participação em grupos de gestantes e, Cuidado de qualidade durante a gestação.

CONCLUSÃO

As percepções das gestantes acerca do cuidado recebido durante o pré-natal estão relacionadas à atenção dispensada, ao acolhimento humanizado, consideração da subjetividade da gestante e amparo nos momentos difíceis que tornam este período satisfatório.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Cuidado pré-natal; Enfermagem no consultório; Gestantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )