SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Cenário ambulatorial de pacientes com sítio cirúrgico infectado após intervenção cardíacaO olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

OLIVEIRA, Nathalia Alves de et al. Idosos cuidadores em diferentes arranjos de moradia: comparação do perfil de saúde e de cuidado. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2019, vol.40, e20180225.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180225.

OBJETIVO

Comparar o perfil de saúde física, cognitiva e psicológica e o contexto de cuidado de idosos cuidadores de idosos em diferentes arranjos de moradia.

MÉTODO

Estudo quantitativo e transversal realizado com 349 cuidadores divididos em arranjos de moradia unigeracional, bigeracional e multigeracional. Para avaliação foram utilizados questionários sociodemográfico e de cuidado, e instrumentos de avaliações da saúde física, cognitiva e psicológica. Para análises dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado e U Mann Whitney.

RESULTADOS

Os idosos cuidadores de lares unigeracionais eram mais velhos e independentes para as atividades instrumentais de vida diária. Nos arranjos de moradia multigeracionais houve proporção significativamente maior de cuidadores que consideravam a renda familiar insuficiente, recebiam ajuda emocional e sentiam-se mais sobrecarregados e estressados.

CONCLUSÃO

As diferenças identificadas entre os grupos podem contribuir para elaboração de políticas de cuidado e promoção da saúde de idosos cuidadores.

Palavras-chave : Idoso; Cuidadores; Família; Relações familiares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )