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O olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo feminino

La visión de las alumnas de la escuela pública sobre el preservativo femenino

Resumo

OBJETIVO

Conhecer as representações sociais de alunas sobre o preservativo feminino.

METODOLOGIA

Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Participaram 94 alunas de Ensino Médio, cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas de um município do interior da Bahia-Brasil, que responderam ao teste de associação livre de palavras. As evocações foram submetidas aos softwares EVOC e IRAMUTEQ.

RESULTADOS

As alunas reconhecem que o preservativo feminino é uma tecnologia que proporciona autonomia, protege de infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez. Em contraposição, relatam que o estranhamento e o desconforto são elementos importantes que justificam o não uso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As representações sociais apontam necessidades de estratégias que promovam trocas de informações e estimulem o conhecimento prático sobre o preservativo feminino entre as estudantes de escolas públicas.

Palavras-chave:
Preservativo feminino; Sexualidade; Saúde da mulher

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