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Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos

Evaluación de la calidad de la atención primaria de la salud según el nivel de satisfacción de los ancianos

Resumo

OBJETIVO

Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde segundo o nível de satisfação dos usuários idosos.

MÉTODO

Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 381 idosos usuários dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Para a coleta de dados, o Service Quality (SERVQUAL) foi adaptado ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia Saúde da Família (ESF) e foi elaborado um questionário com 44 questões. Os dados foram tratados utilizando o SSPS® e analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais.

RESULTADOS

O SERVQUAL exibiu excelente confiabilidade e consistência interna das subescalas expectativas e percepções, com Alpha Cronbach 0,948 e 0,932, respectivamente. As dimensões avaliadas apresentaram Gaps negativos: aspectos tangíveis -0,65; confiabilidade -1,19; capacidade de resposta -0,56; garantia -0,91 e empatia -0.52.

CONCLUSÃO

Os Gaps negativos, em todas as dimensões, evidenciam lacunas na qualidade dos serviços e demonstram a baixa satisfação dos idosos usuários das UBS/ESF/APS.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Pesquisa sobre serviços de saúde; Idoso

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