Acessibilidade / Reportar erro

Opiniões frente à doença mental na perspectiva de enfermeiros de cuidados primários em Portugal

Resumo

Objetivo:

Identificar as opiniões de enfermeiros de cuidados de saúde primários frente à doença mental e os cuidados prestados a essa população.

Metodologia

Estudo transversal, quantitativo, com participação de 328 enfermeiros de cuidados de saúde primários em Porto, Portugal. Dados coletados entre abril e agosto de 2018 por meio da escala “Opiniões acerca da Doença Mental” e questionário sócio demográfico e laboral. Aplicou-se estatística descritiva e correlacional.

Resultados:

Um total de 50% dos enfermeiros apresentaram opiniões positivas sobre a doença mental. Quanto à assistência disponibilizada em sua unidade de atuação, 53,4% consideraram inadequadas e 50,3% reconheceram como adequado o seu conhecimento sobre o papel que os cuidados de saúde primários têm na assistência à pessoa com doença mental.

Conclusão:

As opiniões positivas e o reconhecimento da importância dos cuidados primários à pessoa com doença mental, são importantes indicadores para uma assistência de saúde mental qualificada fora do campo da especialidade.

Palavras-chave:
Assistência à saúde mental; Saúde mental; Atitude do pessoal de saúde; Enfermagem primária.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br