Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas depressivos em cuidadores familiares de pacientes com insuficiência cardíaca: revisão integrativa

Síntomas depresivos en cuidadores familiares de pacientes con insuficiencia cardíaca: una revisión integradora

Resumo

OBJETIVOS

Identificar a ocorrência de depressão em cuidadores familiares de pacientes com insuficiência cardíaca e a correlação de outras variáveis com a depressão.

MÉTODO

A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science, Medline, LILACS e PubMed, em março de 2017. Artigos publicados entre 2004 e 2016, escritos em inglês, espanhol ou português, utilizando os descritores saúde, insuficiência cardíaca, depressão, cuidadores e familiares foram incluídos.

RESULTADOS

Foram selecionados 26 trabalhos. 6% a 64% reportaram sintomas depressivos. Os sintomas depressivos foram associados com as características dos pacientes e cuidadores. Em sua maioria, os sintomas depressivos foram maiores entre os cuidadores familiares que a população em geral e se relacionou principalmente com a sobrecarga do cuidado e a qualidade de vida.

CONCLUSÃO

Os estudos identificaram sintomas depressivos nos cuidadores de pacientes com insuficiência cardíaca.

PALAVRAS-CHAVE:
Insuficiência cardíaca; Depressão; Família; Cuidadores

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br