Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos incidentes de quedas de pacientes adultos internados em um hospital universitário

Caracterización de los incidentes de caídas de pacientes adultos internados en un hospital universitario

Resumo

OBJETIVO

Avaliar as notificações e caracterizar os incidentes de quedas dos pacientes adultos internados em unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário na região sul do país, no período de 2011 a 2014.

MÉTODO

Estudo descritivo, transversal e retrospectivo, realizado no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. A amostra foi de 1112 notificações, abrangendo todos os pacientes internados que foram notificados com ocorrência de quedas no período estudado. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica.

RESULTADOS

Foram predominantes na amostra os pacientes do sexo feminino e idosos, onde 69,4% dos incidentes não apresentaram dano. A ocorrência de quedas foi significativamente maior no período noturno. Limitação para deambular e estar desacompanhado foram os fatores mais prevalentes nas condições do paciente antes da queda.

CONCLUSÃO

Queda é um evento multifatorial que necessita avaliação periódica dos fatores de risco pela equipe para planejar sua prevenção.

Palavras-chave:
Segurança do paciente; Acidentes por quedas; Pacientes internados; Cuidados de enfermagem; Qualidade da assistência à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br