SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número especialCaracterização dos incidentes de quedas de pacientes adultos internados em um hospital universitárioNúcleo de segurança do paciente: o caminho das pedras em um hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

OLIVEIRA, Haglaia Moira Brito de Sena et al. Avaliação do risco para o desenvolvimento de lesões perioperatórias decorrentes do posicionamento cirúrgico. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2019, vol.40, n.spe, e20180114.  Epub 20-Dez-2019. ISSN 0102-6933.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180114.

OBJETIVO

Avaliar o risco de desenvolvimento de lesões perioperatórias decorrentes do posicionamento cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias eletivas.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo analítico e longitudinal realizado com 45 pacientes em um hospital público de média e alta complexidade no estado do Piauí. Foram utilizados para a coleta de dados: instrumento de avaliação perioperatória, Escala Visual Numérica, Escala de Braden e da Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO).

RESULTADOS

Participantes com idade ≥46 anos apresentaram maior risco, com 33,4% de hipertensos dentre 35,6% dos que apresentaram comorbidades. A posição mais prevalente com 64,5% foi a supina, com apenas 2,2% casos de lesão pré-cirúrgica. Em relação ao risco para lesões por posicionamento, 68,9% apresentaram baixo risco.

CONCLUSÃO

31,1% dos participantes foram submetidos a risco elevado para desenvolver lesões por posicionamento, relacionado a idade e comorbidades.

Palavras-chave : perioperatória; Posicionamento do paciente; Segurança do paciente; Medição de risco.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )