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Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família

RESUMO

Objetivo:

Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança no hospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.

Método:

Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a nove anos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de São Paulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão de brinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissão hospitalar - aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez, foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.

Resultados:

O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dos procedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foi ressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado de enfermagem.

Conclusão:

Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia deva ser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamente durante a hospitalização infantil.

Palavras-chave:
Criança hospitalizada; Jogos e brinquedos; Enfermagem pediátrica; Cuidados de enfermagem

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