Acessibilidade / Reportar erro

Trajetórias terapêuticas das crianças que frequentam um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

RESUMO

Objetivo:

Descrever as trajetórias terapêuticas singulares de crianças vinculadas a um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

Método:

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu com cinco crianças em idade escolar vinculadas a um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) localizado no sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS), no período de abril a julho de 2016, a partir da consulta ao prontuário, da observação, das anotações em diário de campo e da entrevista narrativa, as quais foram transcritas e submetidas à análise narrativa. As entrevistas narrativas, mediadas pelo instrumento lúdico chamado Mapa dos Cinco Campos (MCC), permitiram a expressão oral.

Resultados:

Foram construídos dois temas: “Caracterização das crianças participantes da pesquisa” e “Trajetórias terapêuticas singulares das crianças”.

Conclusão:

As trajetórias terapêuticas possibilitaram apresentar a singularidade de vida das participantes por meio da relação estabelecida entre a criança, o território por onde ela transita e o contexto social.

Palavras-chave:
Saúde da criança; Saúde mental; Cuidado da criança

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br