RESUMO
Objetivos:
Avaliar os resultados de uma intervenção breve antibullying para adolescentes de escolas públicas.
Método:
Estudo experimental controlado, com 1.043 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas de Porto Alegre/RS, realizado entre abril e novembro de 2015. Os adolescentes e os professores das escolas sorteados para o grupo intervenção participaram de dois encontros com foco em aspectos educativos sobre bullying. O desfecho foi avaliado por meio do Questionário de Bullying versão vítima e versão agressor. Utilizou-se o Generalized Estimating Equations para avaliar o efeito da intervenção.
Resultados:
A média de idade foi de 12,5 (DP=1,62) anos. Um total 613 (58,7%) adolescentes receberam a intervenção e foram comparados com 430 (41,3%) participantes do grupo controle. Não foi observada diferença significativa nos escores de bullying após a intervenção.
Conclusões:
Os resultados indicam a utilidade de se esclarecer o que é o bullying, como uma estratégia educativa inicial sobre o tema.
Palavras-chave:
Bullying; Adolescente; Serviços de saúde escolar