Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de atenção à saúde de crianças e adolescentes com hanseníase: discursos de profissionais

RESUMO

Objetivo:

Analisar as práticas de atenção à saúde de crianças e adolescentes com hanseníase, a partir dos discursos de profissionais de saúde.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada com 23 profissionais de saúde que atendiam crianças e adolescentes com hanseníase na atenção básica e secundária de um município do Estado de Pernambuco, de abril a julho de 2018, mediante entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo.

Resultados:

A prática de atenção à saúde foi apreendida a partir das seguintes categorias de análise: “Acolhimento em hanseníase”, “A prática clínica” e “Educação em saúde”, com limitações no atendimento às especificidades do público estudado.

Conclusões:

Os aspectos limitantes na prática de atenção à saúde contribuem para as dificuldades no controle da doença, requerendo o desenvolvimento de recomendações de boas práticas que contemplem as necessidades de crianças e adolescentes.

Palavras-chave:
Hanseníase; Criança; Adolescente; Prática de saúde pública; Educação em saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br