Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco cardiovascular em pessoas privadas de liberdade: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Investigar as evidências científicas sobre os fatores de risco mais frequentes para doenças cardiovasculares em pessoas privadas de liberdade.

Métodos:

Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados CINAHL, Medline/Pubmed, Scopus, LILACS, CUIDEN, Web of Science e no portal da Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores doenças cardiovasculares, fatores de risco, prisões, prisioneiros.

Resultados:

A amostra final foi de 17 artigos originais publicados nas línguas inglesa e espanhola. O sobrepeso e a obesidade foram os fatores de risco cardiovascular mais citados além da diabetes, hipertensão, tabagismo, dislipidemia, consumo de álcool e outras drogas, sedentarismo, síndrome metabólica, ansiedade, depressão e dieta pouco saudável para o coração.

Conclusões:

Os fatores de risco mais frequentes para as doenças cardiovasculares nas pessoas privadas de liberdade foram os classificados como modificáveis. No meio prisional, esses fatores são potencializados em virtude de um ambiente com poucas oportunidades de modificação desses.

Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares; Fatores de risco; Prisões; Prisioneiros

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br