RESUMO
Objetivo:
Compreender, na temporalidade, o fenômeno cuidado à criança e família no mundo da Enfermagem Pediátrica de hospital-escola.
Método:
Estudo fenomenológico-hermenêutico, utilizando-se o enfoque existencial de Martin Heidegger e análise hermenêutica de Ricouer. Entrevistadas nove enfermeiras da Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvida na criação da Pediatria, entre dezembro 2014 a junho 2015.
Resultados:
Na temporalidade da Enfermagem Pediátrica o modelo de cuidado é concebido como Sistema de Permanência Conjunta. Desvela-se as dimensões: processo de criação; proposta de cuidado; ensino; evolução no devir do tempo.
Conclusões:
A Enfermagem Pediátrica inaugura modelo pioneiro de cuidado que garante e qualifica a presença da família à criança hospitalizada. Reafirma a originalidade, atualidade e inovação desse conhecimento e o modo de fazer o cuidado. Pode ser difundido e replicado em outros contextos de cuidado, ensino e pesquisa.
Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada; Família; Cuidados de enfermagem