Acessibilidade / Reportar erro

DO SABER FAZER AO SABER DIZER: UMA ANÁLISE DO PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM CONCEITUAL DE FÍSICA.

FROM KNOWING TO DO TO KNOWING TO SAY: AN ANALYSIS OF THE ROLE OF PROBLEMS AND OF CONCEPT LEARNING IN THE COMPREHENSION OF PHYSICAL CONCEPTS

Resumo:

Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.

Palavras-chave:
resolução de problemas em física; conceitualização em física; teoria dos campos conceituais.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br