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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES POLIVALENTES

MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING IN ELEMENTARY EDUCATION’S EARLY YEARS: AN INVESTIGATION WITH POLYVALENT TEACHERS

RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EN LOS AÑOS INICIALES DE LA EDUCACIÓN PRIMÁRIA: UNA INVESTIGACIÓN CON MAESTROS POLIVALENTES

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com professoras polivalentes dos anos iniciais de uma escola da rede privada de São Paulo, que investigou quais são suas concepções a respeito do tema Resolução de Problemas, buscando compreender de que maneira elas exercem influência em sua prática. O quadro teórico recorre às ideias de Brousseau, especificamente àquelas relativas à teoria das situações didáticas (TSD) e ao conceito de contrato didático. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se de dois instrumentos: um questionário, objetivando a análise dessas concepções, e posterior observação das aulas dessas professoras, de modo a permitir um confronto entre discurso e prática. Os resultados apontaram que os sujeitos compreendem a importância de seu papel problematizador nas aulas e valorizam o pensamento matemático dos alunos, contudo, ainda têm dificuldade em organizar um milieu antagonista, capaz de provocar desequilíbrios. Identificou-se, ainda, alguns efeitos do contrato didático, devidamente descritos nas análises.

Resolução de problemas; Teoria das situações didáticas; Contrato didático; Professoras polivalentes


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