SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTEIMAGENS E DESENHOS INFANTIS NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE CICLO DA ÁGUA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BORTOLETTO-SANTOS, Rita de Cássia  e  PIERSON, Alice Helena Campos. AS REAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DIANTE DA IMPLANTAÇÃO DE NOVO CURRÍCULO NA REDE ESTADUAL PAULISTA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.585-605. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170303.

A pesquisa realizada,entre 2009e 2013, teve como objetivo investigar como os professores de ciências da rede estadual de ensino de São Paulo reagiram diante da implantação de uma nova proposta curricular para o Ensino Fundamental. Adotou-se uma abordagem qualitativa para o desenvolvimento da pesquisa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas sob a perspectiva da análise do conteúdo, procurando dar voz aos agentes do currículo, e a partir das ideias de Sacristán, particularmente no que se refere à relação entre o currículo prescrito e as ações dos professores. Neste artigo são apresentadas as reações dos professores diante da nova proposta e analisados seus posicionamentos, sejam eles: favoráveis, desfavoráveis ou pragmáticos.

Palavras-chave : Currículo; Formação de professores.Políticas públicas..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )