Acessibilidade / Reportar erro

A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES

MEDICIÓN EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN: EL MODELO RASCH PARA ACCEDER Y EVALUAR RASGOS LATENTES

MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES

RESUMO:

Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças.

Palavras-chave:
Modelo Rasch; Traços latentes; Metodologia qualitativa-quantitativa

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br