SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTESARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, Rafael Rodrigues de  e  FERRACIOLI, Laércio. ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADE COM MODELAGEM COMPUTACIONAL EXPLORATÓRIA E ATIVIDADE TRADICIONAL SOBRE MOVIMENTO DOS CORPOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.685-706. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170307.

Este artigo apresenta uma investigação do desempenho que 114 estudantes que cursavam, em 2011, o 1° Ano do Ensino Médio obtiveram em atividades com relações matemáticas de Média Simples e Velocidade Média no estudo do movimento retilíneo dos corpos, em um processo que envolveu dois momentos distintos e subsequentes. O primeiro momento foi caracterizado pela aplicação de atividades de modelagem computacional exploratória. Dias depois da atividade inicial, os estudantes foram submetidos a uma atividade tradicional durante a avaliação trimestral, contendo itens da atividade de modelagem. Nessa perspectiva, os resultados relatados neste trabalho mostram que o desempenho da primeira para a segunda atividade diminuiu para 51 estudantes (≈ 44,7%), foi mantido constante para 40 (≈ 35,1 %) e aumentou para 23 (≈ 20,2%). Os resultados sugerem, ainda, que o uso da modelagem computacional exploratória, em atividades que desenvolvem estudos com relações algébricas e quantidades numéricas, pode ser uma possibilidade a ser incorporada no dia a dia da sala de aula, e não apenas em investigações pontuais e de abordagem exploratórias.

Palavras-chave : Velocidade Média; Modelagem Computacional; Desempenho..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )