Acessibilidade / Reportar erro

ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

ARGUMENTACIÓN Y ORIENTACIONES DISCURSIVAS EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS

ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION

RESUMO:

Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula.

Palavras-chave:
Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br