Acessibilidade / Reportar erro

APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA:A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

APRENDIZAJE DOCENTE EM EL PIBID/FÍSICA: LA VISIÓN DE LOS BECÁRIOS DE INICIACIÓN A LA DOCENCIA

TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW

RESUMO:

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência.

Palavras-chave:
Pibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br