Acessibilidade / Reportar erro

SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

SELECCIÓN Y USO DEL LIBRO DE TEXTO: UN ESTUDIO CON MAESTROS DE CIENCIAS NATURALES DE LA RED DE ENSEÑANZA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

SCIENCE TEXTBOOKS SELECTION AND USE: RESEARCH ON FLORIANÓPOLIS' MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS

RESUMO:

No presente artigo, investigamos aspectos relacionados à seleção e ao uso do livro didático de Ciências por professores de escolas municipais de Florianópolis. Apresentamos e discutimos informações referentes às impressões dos docentes sobre o livro didático de Ciências, colhidas em entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes, sujeitos deste estudo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados apontam que, no grupo de docentes entrevistados, o professor de Ciências é o responsável pela escolha do livro didático na rede municipal de ensino de Florianópolis, a seleção do livro é feita em função da proposta curricular do município e do projeto político-pedagógico da escola, e os docentes consideram-se satisfeitos com a forma como selecionam e utilizam o livro didático em seus trabalhos.

Palavras-chave:
Livro didático; Ensino de Ciências; Professores; Ensino Fundamental

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br