Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS

ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES

ANÁLISIS DE LOS CONOCIMIENTOS DECLARATIVO Y PROCEDIMENTAL DE FUTUROS MAESTROS DE QUÍMICA ACERCA DE ANALOGÍAS

RESUMO:

Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave:
Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br