Acessibilidade / Reportar erro

ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS

ESPACIO INTERACTIVO DE ARGUMENTACIÓN COLABORATIVA: CONDICIONES CREADAS POR EL PROFESOR PARA PROMOVER LA ARGUMENTACIÓN EN CLASES INVESTIGATIVAS

INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES

RESUMO:

O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula.

Palavras-Chave:
Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br