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A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

LA PRÁCTICA PLURALISTA EN LA FORMACIÓN DEL PROFESOR DE FÍSICA

INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas.

Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.

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