Acessibilidade / Reportar erro

PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO1 1 1O título é parte da introdução do capítulo 3 - Uma corrida em comitê e uma história comprida - do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (CARROLL, 2013, p. 23). : (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA 2 2 Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE

PARECÍA MISMO UN GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIACIONES IDENTITARIAS EN LA PARTICIPACIÓN EN COMUNIDADES DE PRÁCTICA

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência.

Palavras-chave:
Identidade; Comunidade de prática; Ensino de Ciências

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br