SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21SER PROFESOR DE FÍSICA: REPRESENTACIONES SOCIALES EN LA LICENCIATURAMAPEO DE LOS CLUBES DE CIENCIAS DE LATINOAMÉRICA Y CONSTRUCCIÓN DEL SITIO WEB DE LA RED INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FERREIRA, MARINÊS VERÔNICA; MUENCHEN, CRISTIANE  y  AULER, DÉCIO. DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10499.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 1415-2150.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210108.

O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas.

Palabras clave : Abordagem temática; Currículo; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )