SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM CAMPO DE PRODUÇÃOMATURAÇÃO FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE PIMENTA 'BODE VERMELHA' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SILVEIRA, LINDOMAR MARIA DA et al. HERANÇA DA RESISTÊNCIA AO Papaya ringspot virus EM MELANCIA. Rev. Caatinga [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.128-136. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252015v28n315rc.

Com o objetivo de estudar o controle genético da resistência a Papaya ringspot virus, type watermelon (PRSV-W) em melancia foram avaliadas a cultivar Crimson Sweet (CS) (P1 - suscetível) e L26 proveniente de PI 244019 (P2 - resistente), bem como as populações F1, F2, RC11 e RC21, provenientes do cruzamento das duas linhas. As avaliações foram realizadas em casa de vegetação mediante inoculações artificiais com PRSV-W. Foi realizada avaliação sintomatológica através de escala de notas, bem como avaliação sorológica contra antissoro específico para PRSV-W através do teste ELISA indireto. As estimativas das variâncias das populações P1, P2, F1, F2, RC11 e RC21 foram utilizadas para obtenção das variâncias genética (σ2G), ambiental (σ2E), fenotípica (σ2F2), aditiva (σ2A) e de dominância (σ2D) das herdabilidades no sentido amplo (h2a) e restrito (h2r). A hipótese de herança monogênica foi testada sob diferentes graus médios de dominância presumido, bem como pelo método da máxima verossimilhança. A distribuição de frequência de plantas resistentes nas populações segregantes diferiu de uma distribuição baseada em herança monogênica para todos os graus médios de dominância presumidos, de modo que a hipótese de herança monogênica foi rejeitada mostrando que essa característica em L26 é controlada por mais de um gene maior com a presença de modificadores. O modelo aditivo-dominante foi adequado para explicar o tipo de ação gênica envolvida e os efeitos epistáticos não foram importantes na expressão da resistência. A estimativa do grau médio de dominância indicou efeito de dominância completa. E as herdabilidades, no sentido amplo, das duas variáveis analisadas foram intermediárias.

Palavras-chave : Citrullus lanatus; Herança; PRSV-W..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )