SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1SEED MORPHOMETRY AND GERMINATION OF Aechmea costantinii (Mez) L. B. Sm. (BROMELIACEAE)GENETIC DIVERSITY IN ACCESSIONS OF Stylosanthes spp. USING MORPHOAGRONOMIC DESCRIPTORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

SOUSA, ADERVAN FERNANDES et al. TEORES DE NUTRIENTES EM GIRASSOL IRRIGADO COM ÁGUA DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO. Rev. Caatinga [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.94-100. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n111rc.

Irrigação com água produzida, que é gerada durante a extração de petróleo bruto e gás pode ser uma opção para agricultura irrigada em regiões semi-áridas mas o efeito desta água tratada no estado nutricional das plantas e no crescimento e desenvolvimento das culturas deve ser avaliado. Com esse propósito, determinamos alterações nos aspectos nutricionais da cultura de girassol irrigado com água produzida e os efeitos na produção de biomassa e de grãos de girassol. O girassol cv. BRS 321 foi cultivado durante três ciclos em áreas irrigadas com água produzida filtrada (FPW) e tratada por osmose (OPW) e água subterrânea (GW). Ao final de cada ciclo, raízes, parte aérea e grãos foram coletados para determinar as concentrações de nutrientes. Irrigação com água produzida afetou o acúmulo de nutrientes em plantas de girassol. Irrigação com OPW promoveu acúmulo de Ca, Na, N, P e Mg. Plantas irrigadas com FPW acumularam maiores teores de Na em raízes e parte aérea, e afetou negativamente a produção de biomassa e de grãos de girassol. Os níveis de Na na parte aérea de plantas irrigadas com FPW aumentaram ao longo dos três ciclos de cultivo. Sob condições controladas, é possível reutilizar a água produzida tratada por osmose inversa na agricultura, mas necessita de mais estudos a longo prazo para compreender o efeito cumulativo, nas propriedades químicas e biológicas do solo e na produção das culturas. Estes resultados sugerem que a irrigação com água produzida tratada adequadamente, é uma boa estratégia para a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Keywords : Água residuária; Salinidade; Água produzida; Disponibilidade de nutrientes..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )