SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1PROCESSAMENTO DE LICOR DE GRAVIOLA: INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

LIMA, GRACE KELLY LEITE DE; QUEIROZ, MANOEL ABILIO DE  e  SILVEIRA, LINDOMAR MARIA DA. RESGATE DE GERMOPLASMA DE Cucurbita spp. NO RIO GRANDE DO NORTE. Rev. Caatinga [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.257-262. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n130rc.

Com objetivo de resgatar germoplasma de Cucurbita spp. da agricultura familiar do estado do Rio Grande do Norte, quantificar a variabilidade fenotípica e identificar as principais espécies cultivadas, foram organizadas 17 expedições para coleta de acessos, nos municípios de Baraúna, Rio do Fogo e Touros (principais fornecedores de frutos para o comercio estadual) e de mais oito municípios de diferentes microrregiões do Estado (Apodi, Caraúbas, Ceará Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, João Câmara, Lagoa Nova e Macaíba). Cada acesso coletado foi composto por um fruto ou aproximadamente vinte sementes fornecidas pelo próprio agricultor. Todos os acessos foram identificados quanto à espécie botânica e realizados os procedimentos de acondicionamento, identificação e armazenamento das sementes em câmara fria para preservação do material. Uma amostra dos acessos coletados como frutos e uma pequena parte dos acessos obtidos como sementes da espécie C. moschata foram multiplicados usando-se autofecundação das plantas. Plantas e frutos foram caracterizados preliminarmente com auxílio de descritores morfológicos. Resgatou-se acessos em todos os municípios visitados, sendo 112 de C. moschata e 50 de C. maxima. Verificou-se predominância do cultivo da espécie C. moschata bem como constatou-se grande variabilidade para vários descritores de planta e fruto nos acessos que foram caracterizados.

Palavras-chave : C. moschata; C. máxima; Coleta de acessos; Variabilidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )