SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2FREQUÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO DE TILÁPIAS DO NILO ALIMENTADAS COM RAÇÃO SUPLEMENTADA COM AMINOÁCIDOSAVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA FARINHA RESIDUAL DE FILETAGEM DA TILÁPIA PARA SUÍNOS EM FASE DE CRECHE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

CARVALHO, WALKÍRIA GUIMARÃES et al. QUALIDADE DA SILAGEM DE MILHO E SORGO ADITIVADA COM AMENDOIM FORRAGEIRO. Rev. Caatinga [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.465-472. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n224rc.

O milho e o sorgo são considerados culturas padrão para ensilagem, em virtude de suas características fermentativas. No entanto, silagens de milho e sorgo apresentam teores de proteína bruta inferiores aos de outras culturas. E uma das formas para aumentar a proteína bruta é a adição de leguminosa na ensilagem. Diante disso, objetivou-se avaliar as características fermentativas e bromatológicas da silagem de milho (Zea mays) e sorgo (Sorghum bicolor) aditivada com amendoim forrageiro (Arachis pintoi). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de silagem de milho; silagem de sorgo; silagem de amendoim forrageiro; silagem de milho com 30% de amendoim forrageiro e silagem de sorgo com 30% de amendoim forrageiro. Os resultados demonstraram que a silagem de milho e sorgo aditivada com amendoim forrageiro, contribuiu para melhorar os parametros fermentativos e bromatológicos da silagem, mostrando ser uma técnica eficiente para a qualidade da silagem. A silagem de amendoim forrageiro apresentou caracteríticas fermentantivas inferiores a silagem de milho e sorgo, em contrapartida apresentou maior teor de PB, que contribuiu para aumentar o teor protéico das silagens de milho e sorgo.

Palavras-chave : Aditivo; Arachis pintoi; Sorghum bicolor; Zea mays.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )