SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4WINTER COVER CROPS ON WEED INFESTATION AND MAIZE YIELDINTERSPECIFIC COMPETITION BETWEEN NATIVE AND EXOTIC FRUIT FLY PARASITOIDSIN MIXED ORCHARDS IN MACEIO, ALAGOAS, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

BEUTLER, SIDINEI JULIO et al. ATRIBUTOS EDÁFICOS SOB SISTEMA DE INTEGRAÇÃO-LAVOURA PECUÁRIA NO BIOMA CERRADO. Rev. Caatinga [online]. 2016, vol.29, n.4, pp.892-900. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252016v29n414rc.

No Cerrado brasileiro têm-se observado um aumento na adoção de sistemas integrados de cultivo, como a integração lavoura-pecuária (ILP), aliada ao sistema de plantio direto (SPD), os quais vêm exercendo considerável influência nos atributos do solo. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) sob alguns atributos químicos, físicos e microbiológicos do solo sob Cerrado, Montividiu, Goiás. Foram avaliados a fertilidade do solo, fósforo remanescente (Prem), carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (Nt), estabilidade de agregados (diâmetro médio geométrico - DMG), respiração microbiana (C-CO2) e a proteína do solo relacionada à glomalina - facilmente extraível (PSRG-FE). Coletaram-se amostras de solo nas profundidades de 0-5 e 5-10 cm, em três áreas: ILP (13 anos de rotação anual com Urochloa ruziziensis); pastagem de U. decumbens (15 anos de implantação); e Cerrado nativo. A área de ILP apresentou maiores valores de pH, Mg, P disponível (0-10 cm) e Prem (5-10 cm) que as demais áreas, e valores similares de COT, Nt, PSRG-FE (0-10 cm) e estabilidade de agregados (5-10 cm) à área de pastagem. A ILP não alterou as emissões de C-CO2 em relação ao Cerrado, mas reduziu essas taxas em relação à pastagem. O Pava e Prem foram indicadores sensíveis para evidenciar diferenças entre os sistemas de ILP e pastagem, com níveis mais elevados no ILP. Enquanto os indicadores COT e NT não mostraram diferenças entre estes dois sistemas. O DMG indicou maior agregação na pastagem (0-5 cm) em comparação com a ILP, enquanto a PSRG-FE não mostrou diferenças entre essas áreas. A emissão de C-CO2 indicou estabilidade nas taxas de respirometria no ILP e no Cerrado.

Keywords : Braquiária; Fósforo remanescente; Acúmulo de C-CO2; Agregação; Glomalina..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )