SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1SELECTIVITY OF INSECTICIDES USED IN PEACH FARMING TO LARVAE OF Chrysoperla externa (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) IN SEMI-FIELD CONDITIONSCOMBINATIONS OF CORIANDER AND SALAD ROCKET CULTIVARS IN BICROPPING SYSTEMS INTERCROPPED WITH CARROT CULTIVARS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

RODRIGUES, RUMMENIGGE DE MACÊDO et al. REBROTA E CRESCIMENTO DO NIM APÓS O CORTE EM SOLO SALINO - SÓDICO TRATADO COM INSUMOS ORGÂNICOS. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.116-124. ISSN 1983-2125.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n113rc.

A salinidade e a sodicidade dos solos são problemas mundiais porque promovem a degradação das propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos e comprometem a capacidade produtiva das áreas agrícolas. Uma das tentativas de redução do problema é a aplicação de corretivos inorgânicos ou insumos orgânicos associados com plantas tolerantes aos sais. Pelo exposto, o trabalho objetiva avaliar o efeito de insumos orgânicos na rebrota de cepas de nim (Azadirachta indica) após o corte no crescimento das plantas em solo salino - sódico. Os tratamentos foram arranjados em blocos ao acaso, com quatro repetições em esquema fatorial 3 × 5, referentes aos insumos orgânicos - esterco bovino, biofertilizante bovino comum (partes iguais de água e esterco fresco de bovino) e biofertilizante enriquecido quimicamente (componentes do biofertilizante comum associados a gesso, melaço de cana - de - açúcar e leite de vaca), aplicados uma única vez, após a lavagem do solo, dois dias antes da semeadura das sementes, aos níveis de 0, 3, 6, 9 e 12 % do volume do substrato. Exceto no diâmetro caulinar, o esterco bovino foi mais eficiente que os biofertilizantes no crescimento em altura e rendimento em biomassa das plantas de nim após o corte, principalmente nos tratamentos em níveis acima de 6 %. Os insumos orgânicos apesar de elevarem a salinidade e a sodicidade do solo no intervalo do final da lavagem até o corte das plantas, estimularam o crescimento biométrico e a formação de biomassa do nim em solo salino sódico.

Keywords : Azadirachta indica; Esterco bovino; Sodicidade do solo..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )