SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2DISPERSÃO DE Meloidogyne enterolobii EM POMARES DE GOIABEIRAS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁMÉTODOS DE INOCULAÇÃO DE Fusarium guttiforme E RESISTÊNCIA GENÉTICA EM ABACAXIZEIROS (Ananas comosus var. comosus) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

OLIVEIRA FILHO, JOSÉ DE SOUZA; PEREIRA, MARCOS GERVASIO; AQUINO, BOANERGES FREIRE DE  e  VIANA, THALES VINÍCIUS DE ARAÚJO. FORMAS DE FÓSFORO E ADSORÇÃO EM NEOSSOLO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇUCAR COLHIDA SEM QUEIMA. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.343-352. ISSN 1983-2125.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n209rc.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a adsorção de fósforo (P) e as mudanças ocorridas nas concentrações das formas orgânicas e inorgânicas de P em um Neossolo Quartzarênico após nove anos de cultivo sucessivos com cana-de-açúcar sem queima prévia do canavial para colheita. Para tanto, duas áreas, plantio de cana-de-açúcar e mata nativa de referência, situadas no município de Paraipaba-CE, foram selecionadas. Em cada uma das áreas foram coletadas amostras nas profundidades de 0 - 0,025; 0,025 - 0,05; 0,05 - 0,10; 0,10 - 0,20 e 0,20 - 0,30 m; determinando-se os teores de fósforo orgânico (Po) e inorgânico (Pi) obtidos através de extração sequencial, o fósforo remanescente (Prem) e a capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP) do solo. De maneira geral, a permanência da palhada na superfície do solo sob cultivo de cana-de-açúcar promoveu a manutenção dos níveis de Po nas camadas superficiais do perfil. O Po acumulou -se predominantemente na fração biodisponível extraído com bicarbonato de sódio nas duas áreas. Com relação ao conteúdo de Pi, as mudanças foram mais evidentes devido ao efeito das sucessivas aplicações de fertilizantes fosfatados ao longo do cultivo, sendo a fração extraída com hidróxido de sódio 0,1 mol L-1, a mais representativa com maiores níveis de P acumulados. A adsorção de P foi influenciada pelo conteúdo inicial do nutriente no solo e nenhuma relação entre adsorção de P e o conteúdo de matéria orgânica foi observada. O maior valor de adsorção de P foi observado na camada inferior da área de mata (133,3 mg kg -1) e a menor adsorção na camada superficial da área sob cultivo de cana (59,5 mg kg-1).

Palavras-chave : Extração sequencial; Sorção; Solo arenoso..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )