SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM GENÓTIPOS DE ALGODÃO EM CONDIÇÕES DE SAFRA E SAFRINHAFAUNA EDÁFICA COMO BIOINDICADORA DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO BIOMA CAATINGA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SOUZA, ÊNIO GOMES FLÔR et al. PRODUÇÃO DE ALFACE SOB ADUBAÇÃO VERDE COM Calotropis procera EM DUAS ÉPOCAS DE CULTIVO. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.391-400. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n214rc.

A produção de hortaliças é caracterizada pelo uso intensivo da terra, pela alta demanda de insumos e pela necessidade de gestão estratégica com uma abordagem agroecológica para sustentar a produção. Indicadores agronômicos foram avaliados em alface adubada com diferentes quantidades de biomassa de Flor - de-seda, em diferentes épocas de incorporação ao solo e plantadas em duas estações de cultivo (primavera e outono-inverno) em Serra Talhada, Pernambuco, Brazil. O delineamento experimental consistiu em blocos ao acaso com três repetições e os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 4. O primeiro fator foi à quantidade de biomassa de Flor-de-seda (5,4; 8,8; 12,2 e 15,6 t ha-1 em base seca) e o segundo os tempos de incorporação do adubo (0, 10, 20 e 30 dias antes do transplante da alface). As características avaliadas na cultura da alface foram: diâmetro de plantas, número de folhas por planta, altura de plantas, produtividade de massa verde e massa seca da parte aérea. As produtividades máximas de massa verde e seca foram obtidas na quantidade de biomassa de Flor-de-seda de 15,6 t ha-1 incorporada no solo. Observou-se uma sincronia entre a oferta de nutrientes pelo adubo verde e o período de máxima demanda pela alface nos tempos de incorporação de 10 (primavera) e 20 dias (outono-inverno) antes do transplantio. O cultivo na primavera resultou em maior crescimento vegetativo para a cultura.

Palavras-chave : Lactuca sativa L.; Flor-de-seda; Cultivo orgânico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )