SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2FIRST RECORD OF Xanthopastis timais IN AMARYLLIS AND EFFECT OF SOURSOP EXTRACT ON LARVAL MORTALITYREGULATED DEFICIT IRRIGATION AND DIFFERENT MULCH TYPES ON FRUIT QUALITY AND YIELD OF WATERMELON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

RAMOS, FABRICIO TOMAZ; SANTOS, RAUL TERUEL; CAMPELO JUNIOR, JOSÉ HOLANDA  and  MAIA, JOÃO CARLOS DE SOUZA. DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJOS A PARTIR DE ATRIBUTOS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DE SOJA. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.427-436. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n218rc.

Zonas de manejo do solo são usadas, por exemplo, para delimitar áreas homogêneas, selecionando atributos que no geral correlacionam com a produtividade das plantas, mas, defini-las requer diferentes etapas. Objetivou-se neste trabalho identificar atributos químicos e físicos do solo e de plantas de soja que explicaram a produtividade de grãos da cultura e, também, sugerir e testar um procedimento metodológico para definir zonas de manejo do solo. O procedimento consistiu de seis etapas: coleta de amostras, filtragem dos dados, seleção das variáveis, interpolação, agrupamento e avaliação das zonas de manejo. As amostras foram coletadas em uma área experimental de 12,5 ha, cultivada com soja na safra 2013/14, em um Latossolo Vermelho Distrófico, em Mato Grosso, onde foram coletados 117 pares de amostras de plantas e de solo. Utilizando -se o teste de Student (α = 0,02), verificou-se que o número de amostras foi adequado para a análise de correlação. Entretanto, apenas os teores de P e Mn dos grãos explicaram (R2) a variação da produtividade de grãos de soja na área. Com base na interpolação destes teores por krigagem ordinária utilizou-se o algoritmo fuzzy C-means para separá-los em grupos por similaridade, em que a divisão em 2 grupos foi a melhor opção, que diferiram pelo teste de Mann-Whitney (P < 0,05), resultando em um mapa com 10 zonas de manejo.

Keywords : Glycine max L.; Plantio direto; Agricultura de precisão..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )