SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJOS A PARTIR DE ATRIBUTOS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DE SOJARESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE PLANTAS DE COQUEIRO ANÃO SOB DEFICIÊNCIA HÍDRICA, EM SOLOS AFETADOS POR SAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SARAIVA, KLEITON ROCHA et al. ASPECTOS PRODUTIVOS DA MELANCIEIRA SOB IRRIGAÇÃO COM DÉFICIT E DIFERENTES COBERTURAS UTILIZANDO O MODELO ISAREG. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.437-446. ISSN 1983-2125.  https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n219rc.

Objetivou-se avaliar a resistência de polpa e os sólidos solúveis dos frutos, e a produtividade da melancieira, sob diferentes proposições de irrigação (geradas pelo ISAREG) e condições de cobertura do solo; e seus efeitos de interação. Após pesquisa de campo junto aos irrigantes foram realizados dois experimentos na UEPE (Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão) do IFCE, no Distrito de irrigação Jaguaribe -Apodi, DIJA, sob delineamento em blocos completos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de quatro proposições de irrigação (M1 - manutenção de 100% da capacidade de água disponível no solo (CAD); M2 - 80 %; M3 - 60%; e M4 - lâmina modal dos irrigantes) nas parcelas, e quatro sub-parcelas, compostas por três condições de cobertura no solo (coberturas com casca de arroz, com “mulching” branco e com “mulching” preto, denominadas C1, C2 e C3), e uma sem cobertura, denominada C0. Os resultados foram submetidos à análise de variância e quando significativos, à regressão (lâminas), a teste de médias (coberturas) e a gráficos de tendência (interação entre os fatores). Concluiu-se que os irrigantes não praticam o manejo correto da irrigação, pois aplicam, durante todo o ciclo da melancia, mais água do que a indicação de maior lâmina do ISAREG (100% da CAD). As plantas irrigadas pela lâmina M1 em solo coberto por casca de arroz e “mulching” branco demonstraram melhores características produtivas e de pós-colheita.

Palavras-chave : Déficit hídrico; Software; Citrullus lanatus; Coberturas no solo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )