SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3TOXICIDADE DE INSETICIDAS UTILIZADOS NO MELOEIRO SOBRE PRIMEIRO INSTAR DE Chrysoperla genanigra FREITAS (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE)PERFORMANCE AGRONÔMICA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI ERETOS E SEMIERETOS NO NORTE DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SORATTO, ROGÉRIO PERES; CATUCHI, TIAGO ARANDA; SOUZA, EMERSON DE FREITAS CORDOVA DE  e  GARCIA, JADER LUIS NANTES. DENSIDADE DE PLANTAS E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA NUTRIÇÃO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.670-678. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n315rc.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da densidade de plantas na fileira e de doses de nitrogênio (N) em cobertura na nutrição e desempenho produtivo das cultivares de feijão comum IPR 139 e Pérola. Para cada cultivar, o delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas e três repetições. As parcelas consistiram de três densidades de plantas (5, 7 e 9 plantas m-1 de fileira) e as subparcelas de cinco doses de N (0, 30, 60, 120 e 180 kg ha -1). Foram avaliadas: matéria seca da parte aérea, teores de macro e micronutrientes na folha diagnose, componentes da produção, produtividade de grãos e teor de proteína nos grãos. Menores densidades de plantas (5 e 7 plantas m-1) proporcionaram maior produção de MS e número de vagens por planta e não reduziram a produtividade de grãos. Na ausência da adubação nitrogenada, a redução da densidade de plantas diminuiu o teor de N nas folhas do feijoeiro. A adubação nitrogenada aumentou linearmente a produção de matéria seca e o teor de N nas folhas do feijoeiro, principalmente sob as menores densidades de plantas. Independentemente da densidade de plantas, o fornecimento de N aumentou linearmente a produtividade de grãos das cultivares IPR 139 e Pérola em 17,3 e 52,2%, respectivamente.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris; Nitrogênio; População de plantas; Nutrição mineral; Produtividade de grãos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )