SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3PERFORMANCE AGRONÔMICA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI ERETOS E SEMIERETOS NO NORTE DE MINAS GERAISVARIABILIDADE GENÉTICA E SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE FEIJÃO-CAUPI EXTRAPRECOCES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

TORRES FILHO, JOSÉ et al. INTERAÇÃO GENÓTIPOS x AMBIENTES EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI VERDE ANALISADA VIA MODELOS MISTOS. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.687-697. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n317rc.

A metodologia de modelos mistos REML/BLUP tem sido empregada para estudar os efeitos da interação genótipos x ambientes (G x E) em várias culturas, inclusive em feijão-caupi. O objetivo deste trabalho foi analisar a interação genótipos por ambientes em feijão-caupi via modelos mistos e identificar genótipos que reúnam alta adaptabilidade, estabilidade e produtividade de vagens e grãos verdes nas condições de Mossoró, RN. Os genótipos foram avaliados em ensaios de valor de cultivo e uso conduzidos em duas épocas de cultivo, sob delineamento experimental de blocos completos casualizados, com 23 genótipos e quatro repetições. Os parâmetros genéticos foram estimados via procedimento REML/BLUP, e a seleção baseou -se no método da média harmônica do desempenho relativo dos valores genéticos (MHPRVG). Houve concordância entre as estatísticas MHVG, PRVG e MHPRVG na discriminação dos genótipos, sendo que esta última possibilitou a seleção simultânea de genótipos superiores em produtividade, adaptabilidade e estabilidade. Para as produtividades de vagens e grãos verdes os genótipos de maior destaque foram as cultivares BRS Xiquexique, BRS Aracê e a linhagem MNC05-835B-15 que reuniram alta produtividade de grãos, adaptabilidade e estabilidade, podendo ser cultivados nas duas épocas de cultivo consideradas no estudo.

Palavras-chave : Adaptabilidade; BLUP/REML; Estabilidade; Vigna unguiculata..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )