SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3COMBINING ABILITY OF FORAGE WATERMELON ( Citrullus lanatus var. citroides ) GERMPLASMFREQUENCY OF QUIESCENT FUNGI AND POST-HARVEST ALTERNATIVE MANAGEMENT OF STEM END ROT IN PAPAYA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

PEREIRA, POLIANA DE CALDAS et al. BALANÇO DE ÁGUA NO SOLO CULTIVADO COM CLONES DE PALMA FORRAGEIRA SOB IRRIGAÇÃO. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.776-785. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n326rc.

A palma é uma espécie pertencente aos gêneros Nopalea e Opuntia, o que pode resultar em dinâmicas de água diferentes na interface biosfera-atmosfera. Assim, objetivou-se analisar o balanço de água no solo cultivado com clones de palma forrageira em diferentes condições de disponibilidade hídrica no Semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido em Serra Talhada, PE. A cultura foi submetida a nove tratamentos, dispostos em delineamento em blocos ao acaso, com três repetições, em arranjo fatorial 3x3. As parcelas foram constituídas por três condições de disponibilidade hídrica com a aplicação de uma lâmina de 7,5 mm em intervalos 7; 14 e 28 dias, e as subparcelas por três clones de palma (IPA Sertânia, Miúda e Orelha de Elefante Mexicana). O método do balanço de água no solo (BAS) foi aplicado e a razão ET/ETo estimada (sendo, ET a evapotranspiração real da cultura e ETo a evapotranspiração de referência), em intervalos de 14 dias, e os resultados foram representados em nove períodos de 28 dias. Houve diferença dos componentes do BAS ao longo do ciclo e entre as condições de irrigação (p < 0,05). Embora sob irrigação, a ET e a precipitação foram os componentes mais importantes no BAS. Não houve diferença no consumo de água entre os clones, ainda que pertencentes a diferentes gêneros, resultando média de 1,50 mm dia-1. A razão ET/ETo possuiu baixa magnitude (0,29±0,12), indicando que a ET foi mais dependente do regime hídrico do que da demanda atmosférica.

Keywords : Evapotranspiração; Plantas MAC; Opuntia spp; Nopalea sp...

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )