SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE Liriomyza sp. NAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE DO BRASILDIVERSIDADE GENÉTICA ENTRE GENÓTIPOS DE Calotropis procera (Aiton) WT Aiton EM FUNÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SANTOS, EDER DE OLIVEIRA et al. ACÚMULO DE BIOMASSA E NUTRIÇÃO DE MUDAS MICROPROPAGADAS DE BANANEIRA PRATA CATARINA ADUBADAS COM BIOFERTILIZANTES. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.901-911. ISSN 1983-2125.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252017v30n410rc.

A bananicultura destaca-se como uma atividade de grande importância econômica e social, sendo explorada na maioria dos países tropicais. O presente trabalho propôs avaliar o acúmulo de biomassa e os teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) em mudas micropropagadas de bananeira cv. Prata Catarina, durante a fase de aclimatização sob diferentes tipos doses e de biofertilizantes. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em arranjo fatorial 2 × 5 + (2), referentes a dois tipos de biofertilizantes líquidos (bovino de fermentação anaeróbia e aeróbia) e cinco doses de biofertilizantes (0,25; 0,50; 0,75; 1,00 e 1,25 L planta-1 semana-1), com dois tratamentos adicionais (controle e adubação mineral recomendada). Foram analisadas as seguintes variáveis: massa seca das folhas, das raízes e teores de elementos minerais (N, P, K, Ca e Mg) nas diferentes partes da planta (folha e raiz). O biofertilizante bovino com fermentação anaeróbia apresenta maior aporte nutricional em relação biofertilizante de fermentação aeróbio e ao controle, porém menor em relação à adubação mineral para as mudas durante os 90 dias de aclimatização. A dose de 1000 mL do biofertilizante com fermentação anaeróbia promove maior acúmulo de massa seca nas folhas e raízes da bananeira Prata Catarina. O biofertilizante com fermentação anaeróbia proporciona maiores teores de N, K e Ca nas folhas, enquanto, o biofertilizante com fermentação aeróbia promove maiores teores de P nas folhas e raízes.

Palavras-chave : Musa sp.; Insumo orgânico; Elementos minerais..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )