SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1TOLERÂNCIA AO DÉFICIT HÍDRICO EM POPULAÇÕES F 2 DE FEIJÃO-CAUPIINTERAÇÃO GENÓTIPOS X AMBIENTES EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI PELO MÉTODO GGE BIPLOT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

TORRES FILHO, JOSÉ et al. DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE GENÓTIPOS DE FEIJÁO-CAUPI COM BASE EM CARACTERES ASSOCIADOS COM O MERCADO DE VAGENS E GRÃOS VERDES. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.1, pp.56-63. ISSN 0100-316X.  https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n107rc.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência genética entre genótipos de feijão-caupi e selecionar genitores para cruzamentos visando o mercado de vagens e grãos verdes. Foram conduzidos dois experimentos, correspondendo a duas épocas de semeadura, no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, ano 2014. Foram avaliados 23 genótipos de feijão-caupi em delineamento de blocos casualizados com quatro repetições. Foram utilizados 15 descritores para quantificar a divergência, utilizando como medida de dissimilaridade a distância de Mahalanobis, obtida a partir da média genotípica predita pelo método REML/BLUP. Utilizou-se o método hierárquico UPGMA para agrupar os genótipos e o critério de Singh para quantificar a contribuição dos caracteres para a divergência genética. A interação genótipos x ambientes influenciou a divergência, tanto na contribuição dos caracteres quanto no agrupamento dos genótipos. Na primeira época de cultivo os genótipos foram distribuídos em quatro grupos. Na segunda época ocorreu menor discriminação, sendo que os genótipos formaram apenas dois grupos. Ao realizar-se o agrupamento com base na análise conjunta das duas avaliações, realizadas nas duas épocas de semeadura os genótipos foram agrupados em seis grupos. A interação genótipos x ambientes influencia a contribuição das características e o agrupamento dos genótipos de feijão-caupi no estudo de divergência. A divergência genética do conjunto de genótipos de feijão-caupi avaliados é devida principalmente a produtividades de grãos verdes e de vagens verdes. As cultivares BRS Aracê e BRS Xiquexique foram os genótipos mais divergentes entre os estudados, fazendo parte de 75% dos cruzamentos recomendados.

Palavras-chave : Vigna unguiculata; Distância genética; Agrupamento; REML/BLUP..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )