SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1RESPOSTAS HIDROLÓGICAS DE MICROBACIA EM REGIÃO SEMIÁRIDA TROPICAL À ALTERAÇÃO DA COBERTURA VEGETALASSOCIAÇÃO MORFOLÓGICA DE CLADÓDIOS COM A FORMAÇÃO DO DOSSEL DA PALMA FORRAGEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

MARTINS, MARCELO GASPARY et al. TILÁPIA DO NILO ALIMENTADA COM COMPLEXO ENZIMÁTICO ADICIONADO EM DIFERENTES NÍVEIS E ETAPAS DO PROCESSAMENTO. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.1, pp.171-179. ISSN 1983-2125.  https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n120rc.

As atividades das enzimas do complexo enzimático SSF (solid-state fermentation) adicionado à ração antes e após o processo de extrusão e a influência no desempenho de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) foram avaliadas. Foram selecionadas as seguintes enzimas para análise: b-glicosidase, pectinase, xilanase, endoglucanase, amilase, protease e fitase. Os peixes foram submetidos a cinco tratamentos: ração sem adição de enzima, com adição de 400 ppm de SSF antes da extrusão, com 800 ppm de SSF antes da extrusão, 400 ppm de SSF adicionados “on top” após a extrusão e 800 ppm de SSF adicionados “on top” após a extrusão. O experimento teve um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, contendo sete peixes por aquário. O peso médio inicial foi de 10,37 g ± 0,95, sendo alimentados quatro vezes ao dia, até a saciedade, durante 56 dias. Avaliou-se: peso inicial, peso final, ganho de peso, conversão alimentar, sobrevivência, taxa de crescimento específico e composição corporal. Os resultados foram comparados utilizando-se ANOVA e teste de Tukey a p<0.05. Todas as enzimas perderam atividade enzimática parcial ou total quando submetidas ao processo de extrusão, exceto a fitase. Não foram observadas diferenças entre a sobrevivência, parâmetros de qualidade da água e a composição corporal. A inclusão “on top” proporcionou um melhor rendimento, observado através de melhorias no peso final, ganho de peso e conversão alimentar. Concluiu-se que, 800 ppm de SSF deve ser adicionado "on top", após a extrusão, para proporcionar um melhor desempenho em tilápias, e consequentemente a eficiência financeira da produção.

Palavras-chave : Fermentação em estado sólido; Nutrição de peixes; Produção Animal..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )