SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2GANHOS GENÉTICOS E AVANÇOS SELETIVOS NA POPULAÇÃO UENF-14 DE MILHO-PIPOCA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SILVA FILHO, JOÃO LUÍS DA; BORIN, ANA LUÍZA DIAS COELHO  e  FERREIRA, ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS. DECOMPOSIÇÃO DE MATÉRIA SECA DE PLANTAS DE COBERTURA NA SEMEADURA DIRETA DO ALGODOEIRO. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.264-270. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252018v31n201rc.

Para a semeadura direta é preciso adequada quantidade de palha sobre o solo, e devido ao longo ciclo do algodoeiro, sua persistência deve ser alta. Entretanto, como a decomposição dos resíduos vegetais ao longo do tempo pode variar entre as plantas de cobertura, o ajuste de modelos que melhor a descreva é essencial. Dois modelos de regressão não-linear, exponencial (ME) e Michaelis-Menten (MM), foram ajustados à decomposição de matéria seca de plantas de cobertura no sistema de semeadura direta do algodoeiro, em condições do Cerrado goiano. Três experimentos foram instalados no ano de 2012, cada um consistido de uma espécie de planta de cobertura, sendo Urochloa ruziziensis (braquiária ruziziensis), Pennisetum glaucum (milheto) e Cajanus cajan (guandu). Em cada ensaio, procedeu-se a amostragem da palha da planta de cobertura aos 20, 50, 70, 110, 140 e 170 dias após a semeadura do algodoeiro, para determinação da matéria seca remanescente. Para as três plantas de cobertura o modelo MM apresentou melhor ajuste que o ME. As estimativas dos tempos de meia-vida das palhadas via MM diferiram entre as plantas de cobertura, indicando que cada uma possui velocidade de decomposição específica. Para o milheto, o guandu e a braquiária, as estimativas de tempo de meia-vida pelo ME foram superiores às do MM em 9, 12 e 12 dias, respectivamente.

Palavras-chave : Modelo exponencial; Michaelis-Menten; Gossypium hirsutum; Plantio direto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )